sábado, 5 de abril de 2014

As meninas são todas como eu



As meninas são todas como eu:
a guardar astros que serão bordados,
a recolher os olhos deslumbrados
depois duma viagem pelo Céu.

E vestem blusas para esperar a tarde
que há-de surgir no fundo da vereda,
e crispam dedos de sonhar a seda
que a tarde trouxe e na cantiga arde.

Fincam braços no chão do parapeito
e debruçam o corpo para a Lua,
e temem vultos negros pela rua
e sentem fogo a iluminar-lhe o peito.

E deitam-se nas camas encantadas
e olham o luar correndo nas campinas,
e são felizes porque são meninas
e porque a vida as vai fazer mudadas.

As meninas são todas como eu fui
- Menina mais menina que existisse! -
Ninguém me disse o que para mim eu disse,
e eu inventei o que hoje se dilui...

As meninas são todas da Saudade
das tardes sós de chuva e poesia.
(Ninguém me disse o que eu a mim dizia
- minha conversa doida com a vontade!)

As meninas são todas como eu:
a guardar astros que serão bordados,
e a recolher os olhos deslumbrados
depois de uma viagem pelo Céu.

Natércia Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doce visão das coisas